Romantismo (de 1810 a 1910)

Romantismo (de 1810 a 1910)
    Este período caracteriza-se pela liberdade de expressão e de sentimentos. Também as alterações políticas e sociais provocadas pela revolução francesa de 1789 fazem surgir sentimentos nacionalistas (daqui o surgimento da música folclórica).
    Assim, Paris junta-se a Viena e tornam-se os principais centros de música da Europa. Neste contexto os compositores do Romantismo procuravam suscitar, através da música, os seus sentimentos e afectos  em relação à sociedade da época.
    Surgem assim compositores como Schubert, Mendelsson, ou Chopin e instrumentistas como Liszt (no piano) e Paganini (no violino).
* Frédéric Chopin: (1810- 1848) compositor e pianista polaco que se baseou na música e nos motivos da sua terra natal para escrever algumas das suas obras mais importantes. Escreveu várias peças tanto para piano solo como para piano e orquestra.
* Franz Liszt: (1811-1886) além de ser considerado o criador do poema sinfónico e um interprete excepcional, foi também um compositor que explorou ao máximo as capacidades técnicas e tímbricas do piano. É de mencionar ainda que compôs e tocou muita música cigana.
    Os compositores também conseguem libertar-se da tutela dos nobres que os empregavam e passam a compor por conta própria.
    Com a ascensão da burguesia os concertos públicos tornam-se mais frequentes e, como consequência disto, surgem grandes salas de espectáculos e concertos.
    As melodias românticas são mais líricas e as harmonias mais contrastantes, dando assim um resultado sonoro com uma maior variedade de sonoridades, dinâmicas e timbres. Também as obras musicais tomam maiores proporções tanto a nível sonoro com a nível de duração. É importante referir também que, devido a uma melhor qualidade dos instrumentos  e dos executantes, a orquestra atingiu grande qualidade sonora e quantidade de músicos.
    Por outro lado, a literatura exerceu uma enorme influência sobre a música romântica, facto este que se comprova com o aparecimento do Lied  e do poema sinfónico.
    O Romantismo desenvolveu o virtuosismo na execução instrumental que atingiu elevados graus de dificuldade e  técnica instrumental levando os músicos a tornarem-se figuras públicas de destaque.


Voltar à Página Inicial de História da Música