Antiguidade

Antiguidade (até 400 d.C. )
    
    A música assumiu um papel central nas diversas actividades diárias das grandes civilizações da antiguidade, nomeadamente no Egipto, Grécia e Roma.

Egipto:
    O Egipto , situado a nordeste de África, caracteriza-se essencialmente pelos seus monumentos como as pirâmides e as esfinges. No Egipto fazia-se  música tanto no palácio do faraó como  no trabalho do campo ou ainda no culto dos mortos. Eram normalmente as  mulheres que tocavam.
    A música tinha uma origem divina e estava muito ligada ao culto dos deuses
     Instrumentos:
    Os instrumentos  usados eram essencialmente  harpas,  liras, flautas, alaúdes e instrumentos de percussão.

Grécia:
    A Grécia aparece muito ligada à poesia e à escrita que, a par com a música,  participavam como forma de expressão nos teatros. A civilização grega teve um papel fundamental para a evolução da história da música ocidental, sendo de destacar o seu contributo essencialmente  em relação ao ritmo e à notação musical.
    Sabe-se que em Atenas se realizavam anualmente concursos de canto e que as peças de teatro eram acompanhadas por música.
    Os gregos já  tinham noção do culto da  música como arte e como ciência, pois a  música era tão valorizada que fazia parte das quatro disciplinas essenciais para a educação dos jovens.
    Foi também na Grécia Antiga que surgiu o órgão.
    Instrumentos:
    Os instrumentos usados por esta civilização são o aulos, a lira e os instrumentos de percussão.
O Aulos: é um instrumento de dois tubos separados com o mesmo comprimento e soprados ao mesmo tempo.
A Lira: é um instrumento de cordas com caixa de ressonância.
Instrumentos de percussão:
·      Tímpanos
·      Címbalos
·      Sistros


Roma:
    Toda a música do império romano foi influenciada pela dos gregos. Em Roma, as lutas dos gladiadores eram acompanhadas por trombetas. A música estava sempre presente nas casas dos homens e mulheres com muito dinheiro. Nas ruas davam-se pequenos espectáculos de malabarismo e de acrobacia que eram sempre acompanhados por flautas e pandeiretas.
    Destaca-se nesta cultura a invenção do órgão hidráulico.
O órgão hidráulico é um tipo de órgão que funcionava a água.



Voltar à Página Inicial de História da Música