Barroco

Barroco ( de 1600 a 1750)
    Barroco é o período em que a música instrumental atinge, pela primeira vez, a mesma importância que a música vocal.
    A música do barroco é exuberante, de ritmo energético e frases melódicas longas muito bem organizadas. Neste contexto os compositores fazem uso de um contraponto com grandes contrastes tímbricos.
    O violino  é o instrumento que mais se afirmou devido á evolução da sua construção e logo da sua execução. Também os instrumentos de tecla sofrem grandes evoluções, nomeadamente o cravo (é um instrumento de cordas com teclado, em que as cordas são tocadas mecanicamente. Foi fabricado no séc. XV e em 1521) que aparece como instrumento solista, e não apenas como acompanhante.
    A orquestra também, por sua vez, toma maiores proporções e uma forma mais estruturada. Dá-se também um aperfeiçoamento técnico dos músicos, assim como um maior acesso à música por parte do público em geral.
    A ópera e o ballet são formas musicais, orquestrais e vocais que surgem e se desenvolvem com grande autonomia.
    A Suite que também é outro género deste período, é uma sucessão de diferentes peças musicais com andamentos de dança.
    Entre os compositores mais famosos  destaca-se: Johann Sebastian Bach - (1685/1750) compositor, organista e músico alemão que contribuiu bastante para o desenvolvimento da música instrumental, nomeadamente da música de tecla (cravo).Escreveu obras importantes como por exemplo a Paixão Segundo São Mateus e a Missa em si menor..



Voltar à Página Inicial de História da Música